Toda empresa quer vender mais, e a segmentação de público alvo no Google Ads, dá a possibilidade de escolher para quem você irá mostrar seus anúncios, economizando dinheiro e vendendo mais!
Usar esse recurso da maneira certa é o que faz a diferença entre aparecer para as pessoas e realmente vender seu produto.
No vídeo abaixo falamos sobre como funciona a segmentação de público alvo no Google Ads, confira:
Antes de aprender a segmentar seu público alvo, é preciso saber o que isso significa, veja só:
O que é a segmentação de público alvo no Google Ads?
Já que você está interessado melhorar suas campanhas ou só querendo entender o que é essa tal de segmentação de público alvo.
Uma das melhores definições de segmentação de público alvo é a seguinte:
“A segmentação de público alvo, como o próprio nome sugere, consiste em dividir em segmentos – o ‘grande emaranhado’ de consumidores de um mesmo produto e/ou serviço.
Seu objetivo é tornar mais clara e certeira a estratégia de marketing voltada a um público específico.“
Por que é importante segmentar corretamente o público alvo?
Segmentar da maneira correta um público-alvo é importante para fazer com que seus anúncios sejam exibidos apenas para pessoas corretas.
Isso é pessoas interessadas no seu produto, na faixa etária ideal, localizadas no local correto, possuindo a renda necessária para adquirir seu serviço ou produto.
Um exemplo disso é segmentar o público alvo pela renda, um dos recursos mais incríveis dentro do Google Ads.
Talvez você se pergunte: Como o Google sabe a renda da pessoa?
Como o Google sabe a renda de cada pessoa
Reunir as informações para descobrir a renda de uma pessoa é uma tarefa fácil para o Google. Eles sabem quais aplicativos cada indivíduo tem instalado no celular, se são gratuitos ou pagos.
Além disso, sabem quais cartões estão cadastrados no gmail, CPF, data de nascimento e endereço de cada pessoa.
Fora saber por GPS os locais que a pessoa frequenta como restaurantes, parques, bares, eventos, etc.
Além de usar ter uma média para saber a renda geral dos moradores de cada bairro, como Morumbi, Alphaville, Tatuapé, Itaquera, etc.
O Google sabe os lugares você ou eu visitamos, os vídeos que assistimos, nosso comportamento de pesquisa e compra.
Ele também sabe em quais bancos você tem contas, se usa o aplicativo do Nubank, do Itaú, do Banco do Brasil ou do Santander.
Segmentação de público alvo e a LGPD
Ainda que existam leis e regras para proteção de dados e privacidade (LGPD), sempre aceitamos os termos e condições para usar os aplicativos, portanto concordamos em compartilhar informações.
Por mais simples que essa informação pareça, ela é compartilhada e usada de alguma forma.
Essas informações alimentam o algoritmo do Google e dessa forma ele consegue saber qual é a renda da pessoa.
Usando a segmentação de público alvo do Google Ads a seu favor
Agora você já sabe como o Google consegue descobrir a renda, por que essa informação é relevante para você que já anuncia ou quer começar com a anunciar?
Você não quer divulgar um serviço ou um produto de alvo valor ou “caro” para quem tem renda baixa, ou até mesmo oferecer produtos “baratos” em regiões onde o poder de compra é maior.
É preciso achar o ponto de equilíbrio, entender o que você vende e saber para qual pessoa você quer vender, e com base nessa informação configurar a segmentação de gênero, idade e renda.
3 passos para segmentar seu público alvo no Google Ads
Tempo total: 10 minutos
Acessando a ferramenta de público alvo
Faça login na sua conta do Google Ads e logos após, clique na campanha que você deseja configurar, e em seguida na coluna de configurações do lado esquerdo, clique em ‘publico alvo’.
Acessando as informações demográficas
Logo depois, na janela principal aparecem duas opções: ‘adicionar segmentação de público-alvo’ e ‘editar informações demográficas’, clique nesta segunda.
Configurando gênero, idade e renda.
Aqui é possível configurar o gênero, a idade e a renda. u003cbr /u003eAssim sendo é possível segmentar o público com essas variáveis.
Segmentando para público alta renda
Digamos que você queira vender bolsas da Chanel, dessa forma podemos deixar apenas o público feminino de 24 a 54 anos e 11 a 20% com maior renda e logo após clicar em salvar informações demográficas.
Dessa maneira, o anúncio de bolsa feminina de luxo, seria exibido apenas para as mulheres na idade média de uso desse tipo de item e em síntese com maior renda.
Vale a pena lembrar que antes de tudo, no processo de criação da campanha é possível segmentar também a região, os dias e os horários em que os anúncios serão exibidos.
Segmentando para público baixa renda
Em contraste com o exemplo anterior, imagine que você queira anunciar um produto para o público com uma renda menor, na faixa de R$ 20,00 reais, um PDF ou um curso em vídeo sobre maquiagem.
Só ó para ilustrar, seria viável a seguinte segmentação: público feminino, sem definição de idade e apenas os 50% com menor renda.
Conclusão
Quando se trata de segmentação é possível criar muitas estratégias diferentes.
A segmentação que você viu neste artigo é apenas a ponta do iceberg, existem vários outros tipos como interesse, site visitado, comportamento de visita em determinados sites e até vídeo assistido!
Agora que você já entendeu como funciona a segmentação, não esqueça de acessar nosso canal do YouTube para aprender na prática como usar essas ferramentas e estratégias.
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