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  • 09/12/2022
  • Plugo Digital
Segmentar da maneira correta um público-alvo é importante para fazer com que seus anúncios sejam exibidos apenas para pessoas corretas.
Sumário

Toda empresa quer vender mais, e a segmentação de público alvo no Google Ads, dá a possibilidade de escolher para quem você irá mostrar seus anúncios, economizando dinheiro e vendendo mais!

Usar esse recurso da maneira certa é o que faz a diferença entre aparecer para as pessoas e realmente vender seu produto.

No vídeo abaixo falamos sobre como funciona a segmentação de público alvo no Google Ads, confira:

Antes de aprender a segmentar seu público alvo, é preciso saber o que isso significa, veja só:

O que é a segmentação de público alvo no Google Ads?

Já que você está interessado melhorar suas campanhas ou só querendo entender o que é essa tal de segmentação de público alvo.

Uma das melhores definições de segmentação de público alvo é a seguinte:

“A segmentação de público alvo, como o próprio nome sugere, consiste em dividir em segmentos – o ‘grande emaranhado’ de consumidores de um mesmo produto e/ou serviço. 

Seu objetivo é tornar mais clara e certeira a estratégia de marketing voltada a um público específico.“

Por que é importante segmentar corretamente o público alvo?

Segmentar da maneira correta um público-alvo é importante para fazer com que seus anúncios sejam exibidos apenas para pessoas corretas.

Isso é pessoas interessadas no seu produto, na faixa etária ideal, localizadas no local correto, possuindo a renda necessária para adquirir seu serviço ou produto.

Um exemplo disso é segmentar o público alvo pela renda, um dos recursos mais incríveis dentro do Google Ads.

Talvez você se pergunte: Como o Google sabe a renda da pessoa?

Como o Google sabe a renda de cada pessoa

Reunir as informações para descobrir a renda de uma pessoa é uma tarefa fácil para o Google. Eles sabem quais aplicativos cada indivíduo tem instalado no celular, se são gratuitos ou pagos.

Além disso, sabem quais cartões estão cadastrados no gmail, CPF, data de nascimento e endereço de cada pessoa.

Fora saber por GPS os locais que a pessoa frequenta como restaurantes, parques, bares, eventos, etc.

Além de usar ter uma média para saber a renda geral dos moradores de cada bairro, como Morumbi, Alphaville, Tatuapé, Itaquera, etc.

O Google sabe os lugares você ou eu visitamos, os vídeos que assistimos, nosso comportamento de pesquisa e compra.

Ele também sabe em quais bancos você tem contas, se usa o aplicativo do Nubank, do Itaú, do Banco do Brasil ou do Santander. 

Segmentação de público alvo e a LGPD

Ainda que existam leis e regras para proteção de dados e privacidade (LGPD), sempre aceitamos os termos e condições para usar os aplicativos, portanto concordamos em compartilhar informações.

Por mais simples que essa informação pareça, ela é compartilhada e usada de alguma forma.

Essas informações alimentam o algoritmo do Google e dessa forma ele consegue saber qual é a renda da pessoa.

Usando a segmentação de público alvo do Google Ads a seu favor

Agora você já sabe como o Google consegue descobrir a renda, por que essa informação é relevante para você que já anuncia ou quer começar com a anunciar?

Você não quer divulgar um serviço ou um produto de alvo valor ou “caro” para quem tem renda baixa, ou até mesmo oferecer produtos “baratos” em regiões onde o poder de compra é maior.

É preciso achar o ponto de equilíbrio, entender o que você vende e saber para qual pessoa você quer vender, e com base nessa informação configurar a segmentação de gênero, idade e renda. 

3 passos para segmentar seu público alvo no Google Ads

Tempo necessário: 10 minutos.

  1. Acessando a ferramenta de público alvo

    Faça login na sua conta do Google Ads e logos após, clique na campanha que você deseja configurar, e em seguida na coluna de configurações do lado esquerdo, clique em ‘publico alvo’.

  2. Acessando as informações demográficas

    Logo depois, na janela principal aparecem duas opções: ‘adicionar segmentação de público-alvo’ e ‘editar informações demográficas’, clique nesta segunda.

  3. Configurando gênero, idade e renda.

    Aqui é possível configurar o gênero, a idade e a renda.
    Assim sendo é possível segmentar o público com essas variáveis.

Segmentando para público alta renda

Digamos que você queira vender bolsas da Chanel, dessa forma podemos deixar apenas o público feminino de 24 a 54 anos e 11 a 20% com maior renda e logo após clicar em salvar informações demográficas.

Dessa maneira, o anúncio de bolsa feminina de luxo, seria exibido apenas para as mulheres na idade média de uso desse tipo de item e em síntese com maior renda.

Vale a pena lembrar que antes de tudo, no processo de criação da campanha é possível segmentar também a região, os dias e os horários em que os anúncios serão exibidos.

Segmentando para público baixa renda

Em contraste com o exemplo anterior, imagine que você queira anunciar um produto para o público com uma renda menor, na faixa de R$ 20,00 reais, um PDF ou um curso em vídeo sobre maquiagem.

Só ó para ilustrar, seria viável a seguinte segmentação: público feminino, sem definição de idade e apenas os 50% com menor renda.

Conclusão

Quando se trata de segmentação é possível criar muitas estratégias diferentes.

A segmentação que você viu neste artigo é apenas a ponta do iceberg, existem vários outros tipos como interesse, site visitado, comportamento de visita em determinados sites e até vídeo assistido! 

Agora que você já entendeu como funciona a segmentação, não esqueça de acessar nosso canal do YouTube para aprender na prática como usar essas ferramentas e estratégias.

Gostou? Compartilhe esse artigo com seus amigos, nos vemos na próxima aula.

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