Pare de perder dinheiro no Google Ads

Se você anuncia no Google Ads, provavelmente quer ter o melhor resultado com o menor custo possível. Mas e se eu te disser que nesse exato momento, de fato você está perdendo dinheiro com suas campanhas? Quer o porquê e como solucionar esse problema? Neste artigo você vai aprender.

Vamos imaginar que você tem uma loja virtual que vende eletrônicos, e uma categoria desses eletrônicos sejam WebCams.

Então como um bom empresário, você decide anunciar no Google Ads um modelo de WebCam Logitech com a finalidade de aumentar suas vendas.

Este é um exemplo de uso bem comum dos anúncios no Google Ads, e que sim, dá ótimos resultados quando feito direito, porém… olha o que pode acontecer:

Um usuário do Google pesquisa: “Drivers para webcam Logitech”. Fica claro que o usuário não quer comprar a webcam, pelo contrário, ele provavelmente já possui uma e precisa apenas dos drivers do produto.

Então não faz o menor sentido exibir o seu anúncio para essa pessoa, e se seu anúncio estiver aparecendo você está perdendo dinheiro.

Isso acontece em grande escala em todos os nichos, seja quem anuncia produtos, serviços, ferramentas ou até conteúdo educativo.

Só aqui na agência, já fizemos a auditoria para alguns clientes que perderam mais de R$ 200 mil com esse mesmo problema, antes de chegar até a nossa empresa.

Isso pode ser solucionado com uma ferramenta do próprio Google Ads, chamada lista de palavras-chave negativa, que costuma ser ignorada pela grande maioria dos usuários dos Google Ads.

Quer aprender a usar essa ferramenta e parar de jogar dinheiro fora? Assista o vídeo abaixo onde ensinamos o uso correto da lista de palavras-chave negativa na prática:

Como usar a lista de palavras-chave negativa

Como você já deve saber, é importante que seus anúncios apareçam para as pessoas certas no momento certo, para assim ter os melhores resultados.

Isso é um dos papéis da segmentação de público, conforme já ensinamos no artigo “Como Fazer Segmentação De Público Alvo no Google Ads“.

Porém, para aparecer para as pessoas corretas é importante deixar de aparecer para as pessoas incorretas! É isso que o uso de uma boa lista de palavras-chave negativa faz.

Conforme explicado no vídeo, usar essa ferramenta de maneira correta vai te economizar muito dinheiro, que se usado para vender para as pessoas certas pode acelerar o crescimento da sua empresa.

Quer ver só? Imagine o seguinte cenário:

Digamos que o seu CPC seja de apenas R$ 1,20 e que diariamente 20 pessoas visitam o seu site vindo de anúncios sem a configuração de palavras-chave negativa, em apenas um ano você teria jogado no lixo mais de R$ 8.760,00

Assim você não deixou de perder “só” R$ 8.760,00, mas deixou de ganhar o dinheiro com vendas que esses mesmos 8.760 reais trariam para seu negócio.

Se cada venda sua gerasse R$ 20,00 de lucro, seriam mais de 7.300 possíveis clientes perdidos e cerca de R$ 146.000 jogados fora!

Consegue entender a importância de usar ferramenta?

O que o Google Ads diz sobre as palavras-chave negativas

Antes de usar a lista de palavras-chave negativas, é importante entender como o Google Ads encara essa ferramenta para poder usá-la da maneira correta.

Conforme o Google, ao de selecionar palavras-chave negativas para campanhas de pesquisa, devemos procurar termos semelhantes às suas palavras-chave, mas que possam atrair os clientes à procura de um produto diferente.

Como, por exemplo: se você tem uma ótica, adicionar as palavras-chave negativas como “lentes de aumento” e “lentes para câmeras”.

Além disso, é importante saber que as palavras-chave negativas não consideram variantes aproximadas ou expansões.

Se você excluir a palavra-chave de correspondência ampla “flores”, os anúncios não aparecerão em pesquisas como “flores vermelhas”, mas podem aparecer para “flor vermelha”.

Tipos de palavra-chave negativa

Nas campanhas de pesquisa, é possível usar palavras-chave negativas de correspondência ampla, exata ou de frase.

Porém, os tipos de correspondência negativa funcionam de maneira diferente das palavras-chave positivas.

A maior diferença é que é preciso adicionar sinônimos, versões no singular ou plural, erros ortográficos e outras variações aproximadas para excluir cada uma delas.

Nas campanhas de display, um conjunto de palavras-chave negativas é excluído como um tópico exato.

Os anúncios não vão aparecer se o conteúdo for relacionado às palavras-chave negativas, mesmo que a frase ou as palavras-chave não apareçam na página.

Por exemplo, palavras-chave negativas, como “calças femininas”, bloquearia uma página sobre jeans femininos, mesmo que a frase “calças femininas” não aparecesse.

Mas não o Google não generaliza essa regra para incluir outros tipos de peça, como saias ou calças masculinas.

Essa abordagem é diferente de como são tratadas as palavras-chave positivas, (por exemplo, sapatos), que também pode incluir uma categoria mais ampla, como calçados.

Google Ads: Correspondência ampla negativa

Esse tipo é o padrão para palavras-chave negativas.

Com essas palavras-chave negativas, o anúncio não é mostrado quando a pesquisa contém todos os termos, mesmo que estejam em uma ordem diferente.

Caso a pesquisa inclua apenas alguns dos termos, seu anúncio poderá, sim, aparecer.

Exemplo prático: Usando a palavra-chave negativa de correspondência ampla: tênis de corrida

Quando o usuário pesquisa:O anúncio é exibido?
Tênis azulSim
tênis para corridaSim
tênis de corrida azulNão
corrida tênisNão
tênis de corridaNão

Google Ads: Correspondência de frase negativa

Já com as palavras-chave negativas de correspondência de frase, o anúncio não aparece quando a pesquisa inclui os termos exatos da palavra-chave na mesma ordem.

A pesquisa até pode incluir palavras adicionais, mas o anúncio não vai aparecer se todos os termos da palavra-chave da pesquisa estiverem na mesma ordem.

Se existirem caracteres adicionais em uma palavra, o anúncio será exibido mesmo que os outros termos da palavra-chave apareçam na pesquisa na mesma ordem.

Exemplo prático: Usando a palavra-chave negativa de correspondência de frase: “tênis de corrida”

Quando o usuário pesquisa:O anúncio é exibido?
Tênis azulSim
tênis para corridaSim
tênis de corrida azulNão
corrida tênisSim
tênis de corridaNão

Google Ads: Correspondência exata negativa

Por outro lado, com as palavras-chave negativas de correspondência exata, o anúncio não aparece se as palavras estiverem na mesma ordem e sem palavras a mais.

Porém, o anúncio vai continuar sendo veiculado se a pesquisa incluir as palavras negativadas e também outras palavras.

Exemplo prático: Usando a palavra-chave negativa de correspondência exata: [tênis de corrida]

Quando o usuário pesquisa:O anúncio é exibido?
Tênis azulSim
tênis para corridaSim
tênis de corrida azulSim
corrida tênisSim
tênis de corridaNão

Símbolos e acentos afetam as palavras-chave negativa

Conforme explicado na documentação do Google Ads, você pode usar três símbolos nas palavras-chave negativas: e comercial (&), acentos (á) e asteriscos (*).

Palavras-chave negativas com acentos são consideradas duas palavras-chave negativas diferentes, como cafe e café. Da mesma forma, “meias & sapatos” difere de “meias e sapatos”.

Conclusão

Usar a lista de palavras-chave negativa é muito importante para deixar de jogar dinheiro fora com Google Ads.

Mas, além disso, é importante saber usar essa ferramenta da maneira correta, para não acabar bloqueando pesquisas além do necessário e parar de aparecer no Google.

Por isso, recomendamos que você procure um profissional, uma agência especialista em tráfego pago como a Youmarketing.

Nós iremos cuidar da sua campanha usando as ferramentas do Google Ads da maneira correta, levando mais vendas para sua empresa e economia de tempo e dinheiro para você.

Gostou dessa aula? Não deixe de compartilhar este conteúdo e entrar em contato com nosso time para ter os melhores resultados no Google Ads.

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